A cirurgia de fimose também é conhecida como circuncisão ou postectomia. É um procedimento que pode trazer vários benefícios, além de evitar ou resolver alguns problemas.
Leia esse post para entender como é feita a cirurgia de fimose, o pós-operatório e como tratar.
O que é cirurgia de fimose?
Esse procedimento corrige a fimose, que é caracterizada quando o prepúcio (pele do pênis) não pode ser puxado para trás e impede a exposição da glande ou existe um excesso de pele.
Grande parte dos meninos nascem com fimose, mas essa é uma condição que pode se corrigir naturalmente na infância. Neste caso, é chamada de fimose primária ou fisiológica.
Em muitos casos, a cirurgia de fimose nesta fase é realizada devido a uma questão religiosa. Muitas associações médicas, inclusive, recomendam que o bebê que nasce com fimose passe pelo procedimento ainda nesta fase como a American Urological Association e a American Academy of Pediatrics.
Já a fimose secundária é uma fimose adquirida, que pode ser resultado de traumas, infecções ou inflamações crônicas locais.
Caso a fimose não seja tratada adequadamente pode levar o homem a infecções urinárias e balanopostites (infecções da glande) constantes.
Por isso, em alguns casos, o problema pode ser tratado com exercícios de retração da pele e uso de cremes esteroides (que têm propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e analgésicas), mas quando isso não é possível pode ser indicada a cirurgia de fimose.
A cirurgia pode ser indicada especialmente para homens que sofrem de sintomas, como:

Cirurgia de fimose diminui o tamanho do pênis?
É importante ressaltar que a cirurgia não vai provocar qualquer alteração no tamanho do pênis, e nem afeta o prazer sexual ou a fertilidade.
Na verdade, quem faz cirurgia de fimose, terá benefícios como:
- Melhorar a higiene do pênis, evitar a repetição de infecções urinárias ou balanopostites, até outras condições mais graves como câncer de pênis;
- Reduzir as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis;
- Eliminar os sintomas desconfortáveis citados acima.

Como é a cirurgia de fimose?
Quando a cirurgia é indicada por motivos religiosos, é realizada poucos dias após o nascimento. Já para indicar a cirurgia de fimose em adultos ou adolescentes, o urologista vai realizar um exame físico e solicitar exames prévios.
A cirurgia de fimose é simples, não se trata de um procedimento de urgência e leva cerca de 30 minutos. Para o procedimento, o paciente pode receber anestesia geral ou local.
A cirurgia pode envolver a remoção de todo o prepúcio ou só da parte apertada do prepúcio (circuncisão parcial). Quando ocorre dessa forma, a condição pode levar o prepúcio a ficar apertado novamente após algum tempo.
Após essa etapa da anestesia, o cirurgião irá realizar incisões para permitir a retirada do excesso de pele e exposição da glande. Na mesma cirurgia, o médico também pode realizar um corte para liberar o freio do pênis.
Assim como todas as cirurgias, essa também pode ter alguns fatores de risco, como: sangramento, infecções e hematomas. Porém, todos esses riscos podem ser minimizados quando o cirurgião tem expertise. Além disso, serão receitados medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para minimizar os desconfortos.
O paciente recebe alta no mesmo dia, fica com o pênis enfaixado por 5 dias. Os pontos são absorvíveis.
Leia mais:
Pós-cirurgia de fimose: cuidados
É natural que o pênis, após a cirurgia de fimose, fique inchado por cerca de 15 dias, ocorra dor, sensibilidade ao toque e uma pequena dificuldade na micção. Aplicar gelo sobre o local do procedimento pode ajudar a aliviar os desconfortos.
Os cuidados no pós-cirúrgico são: fazer a troca de curativos, manter a boa higiene no local das incisões, lavar com água e sabonete, secar muito bem e aplicar pomadas anti-inflamatórias.
A recuperação dos adultos gira em torno de 10 dias, enquanto nas crianças, o prazo fica por volta de 4 dias.
No entanto, as atividades físicas e de alto impacto devem ser evitadas por 30 dias. As atividades sexuais só podem ser retomadas após 20 dias.
Conclusão
Independentemente de ter fimose, o homem deve sempre manter boa higiene do pênis, para evitar problemas mais sérios.
Se já tem a fimose adquirida, precisa comparecer a um urologista para uma avaliação e entender como deve ser o tratamento. Caso a cirurgia seja a recomendação, procure esclarecer todas as orientações apresentadas pelo médico para o pré-operatório e pós-operatório.
Não deixe de cuidar da sua saúde sexual, para ter mais qualidade de vida e ser mais feliz.