CONSULTÓRIO ITAIM BIBI (11) 99562-9319

Hiperplasia prostática

benigna (HPB)

Crescimento de uma parte da próstata
chamada de zona transicional.

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna (benign prostatic hyperplasia) é o crescimento de uma parte da próstata chamada de zona transicional, localizada ao redor da uretra prostática. Este crescimento se inicia entre os 20-30 anos, principalmente nas glândulas periuretrais, podendo causar a obstrução do fluxo urinário.

Isso ocorre de maneira lenta e quase impercetível ao longo da vida, por isso, a manifestação clínica da doença ocorre geralmente a partir dos 50 anos. Alguns pacientes tem sintomas intensos sem que tenham próstata volumosa, e o inverso também é verdadeiro.

Sintomas

Os principais sintomas são a dificuldade de esvaziamento da bexiga, caracterizados por hesitação, esforço miccional, jato fraco, intermitência, sensação de esvaziamento incompleto e nocturia (acordar a noite para urinar), assim como sintomas de armazenamento como urgência, intervalo miccional reduzido e incontinência por urgência.

Existem períodos de melhora e piora na evolução clinica. Os sintomas do trato urinário inferior são as queixas que mais afetam a qualidade de vida dos homens, principalmente os de armazenamento (urgência).

Diagnóstico

A ultrassonografia do trato urinário e da próstata avalia as possíveis alterações nos rins, na bexiga e o volume da próstata, e sua relação com a bexiga. A urografia excretora, a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética são exames que podem ser solicitados se o urologista quiser avaliar alguma particularidade específica.

Exames funcionais podem ser solicitados para confirmação da obstrução.
A cistouretrografia miccional pode avaliar como se abre a uretra prostática durante a micção e, inclusive, se há estreitamento uretral. O estudo urodinâmico investiga a força da bexiga em relação à obstrução do jato urinário quando passa na próstata e uretra.

Tratamento Clínico

Existem medicamentos que auxiliam o esvaziamento vesical como alfa bloqueadores e inibidores da 5 alfa-redutase e medicações que tem a função de controlar os sintomas de armazenamento (urgência) como anticolinérgicos e mais recentemente no mercado, os beta-3 adrenergicos.

Tratamento Cirúrgico

O mais importante é a ressecção endoscópica da próstata, chamado de padrão ouro – remoção da porção da próstata (zona transicional) que obstrui a uretra. Existem outras cirurgias para próstata realizadas com diferentes fontes de energia, tais como vaporização com laser e ressecção com bisturi monopolar.

Fatores de risco e Prevenção

Existem alguns fatores de risco clínicos e metabólicos que podem ser controlados com um estilo de vida mais saudável, como: sedentarismo, obesidade, diabetes, hipercolesterolemia (colesterol alto), síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, uso de álcool e tabaco, inflamações prévias prostáticas e sondagem vesical (risco para estenose da uretra e infecção do trato urinário). Também existem fatores de risco relacionados à idade e à hereditariedade.

Estes fatores podem ser minimizados pelo acompanhamento médico e controle das doenças específicas, além da adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física e uma alimentação adequada.

Fale com o Doutor

Encontrou o que você queria saber?

Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente! O formulário abaixo é uma forma dinâmica de entrar em contato com o médico. Envie-nos seus dados e sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.

Nome

Telefone ou WhatsApp