CONSULTÓRIO ITAIM BIBI (11) 99562-9319

Saiba mais sobre

Câncer de Próstata

Comum entre os homens com
mais de 50 anos de idade.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor que ocorre na próstata, uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, por onde passa a uretra (canal que conduz a urina desde a bexiga até a ponta do pênis), e que produz parte do sêmen (eliminado na ejaculação). O câncer de próstata é, depois dos tumores de pele, o câncer mais comum nos homens com mais de 50 anos de idade, e o segundo mais letal, somente atrás do câncer de pulmão.

Em geral, é um tumor de crescimento lento e, quando surge, permanece restrito à próstata por bastante tempo, onde não causa qualquer sintoma ou problema, por vezes até mesmo não necessitando tratamento. Entretanto, alguns tipos de câncer de próstata podem ser mais agressivos e crescer rapidamente, inclusive com risco de se espalhar por outros órgãos, necessitando portanto tratamento imediato.

Embora muito frequente, ainda não se sabe as causas do câncer de próstata. Apesar disto, conhecemos alguns fatores de risco para o câncer de próstata, como a idade avançada, a presença de história familiar de câncer de próstata, raça negra e a obesidade.

Sintomas

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Os sinais mais comuns são:

• Dor lombar;
  • Dor na bacia ou joelhos;
  • Problemas de ereção;
  • Sangramento pela uretra.

Tratamento

O diagnóstico é realizado através do exame de toque retal e da dosagem do antígeno prostático específico, chamado PSA. Em caso de toque anormal e/ou PSA elevado, o paciente passará por uma ecografia transretal com biópsia da próstata. Quando identificado, o câncer pode ser tratado através de:

• Prostatectomia radical – Cirurgia de remoção completa da próstata. Pode ser realizada por incisão abdominal aberta, incisão na região do períneo, laparoscópica e a revolucionária robótica.

O principal benefício da cirurgia robótica é a precisão do procedimento. Com a exata reprodução das mãos do cirurgião, o uso do robô elimina possíveis tremores e conta com uma visão tridimensional bastante ampliada do local a ser operado. Além disso, com pequenas incisões no corpo, o tempo de recuperação no pós-operatório é significativamente reduzido e o paciente necessita ficar menos tempo no hospital. A expectativa é que o mesmo receba alta em até 48h, podendo voltar às atividades normais por volta do 10º dia após a internação. Ao comparado com as técnicas convencionais, esse procedimento reduz o sangramento, aumenta a recuperação da função erétil e reduz o tempo de incontinência urinária.

• Radioterapia Externa – Neste método, o médico utiliza-se a Radioterapia Conformacional, com cálculo da dose e a emissão da radiação em três dimensões.
  • Braquiterapia – Nesta técnica, a radiação é levada ao órgão através de pequenas “sementes” que liberam os raios com uma dose pré-estabelecida e localizada somente no interior da próstata.
  • Tratamento Hormonal – Indicado caso o paciente não possa realizar cirurgia ou radioterapia, ou caso a doença não pode ser curada por estes procedimentos. Se o câncer não foi totalmente curado ou recidivou após a cirurgia ou radioterapia. Como complemento à radioterapia, se o paciente tem um alto risco de recidiva.

Prevenção

Manter uma alimentação saudável, não fumar e praticar atividades físicas são ações que contribuem para a melhoria da saúde como um todo e podem ajudar na prevenção da doença. Além disso, recomenda-se a realização anual, a partir dos 50 anos, de exame médicos periódicos, como o toque retal e o PSA (exame de sangue). Assim, se diagnosticado precocemente (ainda restrito à glândula), as chances de cura do câncer de próstata tratado são maiores.

Fale com o Doutor

Encontrou o que você queria saber?

Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar. Quanto mais informação mais seguro será para seguir em frente! O formulário abaixo é uma forma dinâmica de entrar em contato com o médico. Envie-nos seus dados e sua mensagem que lhe responderei no mais breve possível.

Nome

Telefone ou WhatsApp