A cirurgia de câncer de próstata por abordagem robótica é, atualmente, o que há de mais moderno para o tratamento.
Veja nesse texto como é feita a cirurgia de câncer de próstata, quais são os benefícios e para quem é indicada.
Quando é indicada a cirurgia de câncer de próstata?
A cirurgia para câncer de próstata é indicada quando é necessário fazer a retirada completa da glândula e das vesículas seminais. Esse procedimento é conhecido como prostatectomia radical.
É um procedimento orientado quando o câncer é considerado significativo e está bem localizado na glândula. A cirurgia pode ser indicada também em tratamentos conhecidos como multimodais, quando o câncer é mais agressivo e há necessidade de associação com a radioterapia e abordagem medicamentosa.
Antes, a abordagem mais utilizada para a retirada da próstata era a aberta, na qual os homens passavam por mais riscos de desenvolver sequelas como disfunção erétil e incontinência urinária.
Atualmente , com os avanços da tecnologia, a cirurgia robótica de câncer próstata minimiza muito esses riscos, porque permitem uma atuação muito mais precisa do médico a partir de equipamentos modernos.
Entre os principais benefícios dessa abordagem, estão:
- Incisões menores;
- Mais segurança dos resultados;
- Menor tempo de internação;
- Recuperação mais rápida;
- Menos dor e sangramento no pós-cirúrgico;
- Menos riscos de complicações e sequelas, como disfunção erétil e incontinência;
- Retorno mais rápido às atividades laborais e físicas.
Leia mais sobre:

Como é a cirurgia de câncer de próstata por via robótica?
Essa cirurgia de próstata é uma abordagem minimamente invasiva, realizada a partir dos recursos do robô Da Vinci Ⓡ SiHD. A partir desse equipamento, o cirurgião usa braços robóticos e câmeras de alta precisão
Assim, é permitido realizar entre 4 e 6 incisões bem pequenas, medindo cerca de 3 cm cada uma, na parte debaixo do abdômen, diminuindo o trauma cirúrgico. Através dessas incisões são inseridas pinças especiais, acopladas aos braços robóticos.
Os instrumentos são articulados, permitindo uma visão tridimensional da área a ser operada. Esse tipo de cirurgia já demonstrou vantagens não só sobre a prostatectomia aberta mas também até sobre outras cirurgias de câncer de próstata por laparoscopia.
Devido às imagens em 3D e os recursos do equipamento robótico, o cirurgião tem uma visão ampliada do campo operatório, que pode ser aumentado em até 6 vezes, e consegue uma precisão muito grande, porque trabalha também com uma amplificação dos movimentos da mão humana por meio dos braços robóticos.
Dessa forma, consegue acessar toda a área a ser removida de forma bastante exata, mesmo nessa área tão limitada da anatomia humana, que é a próstata, situada no colo da bexiga e envolvida pela uretra.
A partir dessa precisão possibilitada pelas “mãos” do mecanismo robótico , na cirurgia de retirada do câncer de próstata, o médico consegue preservar vasos sanguíneos, nervos e estruturas essenciais para as funcionalidades dos sistemas urinário (micção) e sexual (ereção).
Antes da cirurgia, o paciente deve ficar em jejum de 8 horas e vai receber algumas medicações sedativas, para diminuir a tensão pré-operatória. A anestesia para a cirurgia é do tipo geral.
A cirurgia leva de 2 a 4 horas. Após o procedimento, o paciente também fica em um período de observação pós-anestésica. Depois é encaminhado ao quarto.
Como é a recuperação da cirurgia de câncer de próstata?
Na abordagem robótica, além de menor tempo no hospital, a recuperação do paciente é muito mais rápida devido à redução dos riscos de sangramentos, infecções e outras complicações.
Após a cirurgia, o paciente fica de 1 a 2 dias apenas no hospital, mas vai para casa usando uma sonda vesical por 1 semana. Esse dispositivo será retirado na primeira consulta de acompanhamento pós-cirúrgico.
Embora a cirurgia robótica ofereça um pós-operatório com menos dor, os pacientes não podem abusar e devem seguir as recomendações médicas.
Entre elas, devem ficar afastados do trabalho por 10 a 15 dias, além de não praticar atividades físicas intensas e dirigir pelo mesmo período.
No período de repouso, é indicado que o paciente faça pequenas caminhadas dentro de casa e alguns exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico.
As atividades físicas leves podem ser retomadas em 30 dias, enquanto as mais intensas, apenas após 60 dias.
No período, também é recomendada a alimentação equilibrada e uma boa ingestão de água.
Por que surge o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável por produzir um fluido que enriquece o sêmen, considerado essencial para a fertilidade.
A partir do envelhecimento, fica sujeita a patologias como a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) e o câncer de próstata. Por isso, tem sido considerado o câncer da terceira idade na população masculina, já que 75% dos casos ocorridos em todo o mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo site do Ministério da Saúde.
O câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
Essa patologia é silenciosa, e não costuma apresentar sintomas em seus estágios iniciais, o que só ocorre quando a doença está mais avançada. Entre os sintomas estão sangue na urina, problemas no jato urinário, dores na região pélvica e lombar, etc.
Por isso, é imprescindível que os homens comecem a frequentar o urologista de forma regular a partir dos 40 anos.
O médico fará exame de toque retal e solicitará testes de PSA, para acompanhar como anda a saúde da próstata. Caso os marcadores estejam suspeitos, podem ser solicitados também exames de imagem.
Outro motivo para que os homens tenham frequência regular nas consultas com o urologista é porque o câncer de próstata pode voltar depois da cirurgia. Porém, até neste aspecto, a cirurgia robótica oferece mais vantagens, porque diminui o risco de recidiva devido à precisão da retirada do tecido canceroso.
Conclusão
A regularidade nas consultas com o urologista dará a possibilidade de mais esclarecimentos sobre os possíveis tratamentos para o câncer de próstata e as opções possíveis para cada caso.
A cirurgia de câncer robótica é uma dessas alternativas e traz grandes vantagens, mas a decisão deve ser tomada conjuntamente entre o médico e o paciente.
Portanto, cuide bem da sua saúde e procure um especialista que tenha expertise e inspire confiança!