A varicocele é uma condição que provoca risco de infertilidade.
Neste texto, esclareça suas dúvidas sobre o que é varicocele no homem, o que causa e qual o melhor tratamento.
O que é varicocele?
Essa é uma dilatação anormal das pequenas veias dentro do funículo espermático, conhecida como plexo pampiniforme, ou seja, é considerada como varizes das gônadas masculinas, que surgem da mesma maneira que nos membros inferiores.
O que causa varicocele é um mau funcionamento das válvulas venosas, que provoca um refluxo do sangue, fazendo com que se acumule no local ao invés de circular livremente para fora do escroto. Esse problema também vai provocar o espessamento da parede muscular.
Há uma prevalência de acometimento da pequena veia testicular do lado esquerdo, porque essa é mais longa e segue um caminho um pouco diferente do plexo direito, favorecendo os problemas de fluxo sanguíneo. No entanto, pode ocorrer também a varicocele bilateral.
As varicoceles podem se formar na puberdade, por volta dos 12 ou 13 anos, e se desenvolver com o passar dos anos. Por isso, é importante um acompanhamento médico desde essa faixa etária.
Essa condição pode ser assintomática, mas em muitos casos quem tem varicocele, os sintomas podem ser:

Em geral, a varicocele no testículo está presente em 15% dos homens e é a principal causa da infertilidade que pode ser tratada.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, em 40% dos homens que ainda não tiveram filhos (infertilidade primária) e se queixam de não conseguir engravidar as parceiras, essa pode ser a causa.
Quem tem varicocele pode ter filhos?
Os testículos são responsáveis pela função endócrina, na síntese da testosterona, e pela função reprodutora, na produção dos espermatozoides.
Para a produção do esperma, existe uma temperatura ideal, que deve ficar até três graus abaixo do que o restante do corpo. Com a varicocele, a temperatura do testículo aumenta e prejudica tanto a produção quanto a qualidade das células germinativas, além de prejudicar a oxigenação do sangue.
Além de interferir na produção espermática, as varicoceles também podem prejudicar o desenvolvimento dos testículos na fase da puberdade.
Por isso, geralmente, quem desenvolve varicocele pode ter dificuldades de ter filhos.
Leia mais sobre:
Como diagnosticar o problema?
Na consulta, o médico irá ouvir os relatos dos pacientes sobre os sintomas da varicocele e fará um exame físico, no qual irá palpar os testículos para avaliar se existe uma massa no escroto.
No exame físico, o paciente deverá estar em um ambiente tranquilo e bem refrigerado, para proporcionar as condições apropriadas para o relaxamento da musculatura escrotal.
Além desse procedimento, pode ser solicitado um exame de ultrassonografia com doppler colorido pode indicar com precisão o fluxo venoso e as veias com mais de 3mm, assim, também avalia o grau da varicocele:
- Grau 1: que são palpáveis apenas com a manobra Valsalva, na qual o paciente prende a respiração com os dedos e depois força a saída do ar com maior pressão;
- Grau 2: palpáveis sem manobra;
- Grau 3: visíveis sem palpação.
É nos graus 2 e 3 que mais se correlacionam com os problemas relacionados à fertilidade.
Além disso, o médico pode indicar a realização de um espermograma, para conferir a qualidade espermática e checar se a varicocele é a causa da infertilidade.

Varicocele: tratamento pode envolver uma cirurgia
Muitos pacientes podem pensar que a varicocele é grave, não é, mas é uma patologia progressiva, por isso, em algum momento, os homens precisam pensar em realizar o tratamento, especialmente, se pretendem ter filhos e têm alterações no exame de espermograma.
Os tratamentos para varicocele podem incluir uso de suspensório escrotal para a realização de atividades físicas, remédios para alívio da dor e cirurgia.
Existem duas abordagens para a cirurgia de varicocele (varicocelectomia).
A primeira é uma correção microcirúrgica, na qual o médico fará uma incisão acima do escroto com auxílio de um microscópio e ligará todas as pequenas veias. Essa abordagem costuma ter ótimos resultados, e embora a varicocele possa apresentar uma recorrência, com essa técnica, há menos de 1% de recidiva.
A segunda técnica é laparoscópica, na qual ocorre a inserção de tubos finos no abdômen para realizar a ligadura das veias do plexo.
A recuperação dessas cirurgias também é rápida, com um retorno ao trabalho em 1 semana, já a prática de atividades físicas só são liberadas após 10 dias.
Quando a cirurgia for indicada porque o paciente está se queixando também de questões de fertilidade, o médico deverá solicitar um espermograma 4 meses após o procedimento para avaliar quais foram os resultados neste sentido.
Como a varicocele pode ser assintomática, é muito importante ressaltar que os homens devem acostumar-se a observar o próprio corpo e seus sinais para procurar ajuda médica, inclusive, de forma preventiva.
Então, procure um médico de sua confiança e fale com ele e suas dúvidas sobre a saúde masculina.
Leia também sobre: