Quando uma pessoa percebe que está com a urina turva, deve buscar uma consulta médica, porque esse é um sinal de que algo pode não estar bem no seu organismo.
Para entender o que significa urina turva e os problemas que estão associados a essa característica, leia esse texto até o final.
O que é urina turva?
A urina é resultado da filtragem do sangue e excesso de água pelos rins. Deve ter uma coloração amarelada, clara e cristalina, quando está turva e escurecida, pode ser indicativo de uma série de problemas.
Geralmente, a urina turva é resultado de uma alta alcalinidade no sistema urinário, que pode ser resultado de uma cistite, pielonefrite ou pedra no rim. Porém, a alcalinidade da urina também pode ser fruto da dieta do paciente, se for composta apenas por vegetais e frutas, com ingestão limitada de grãos e carnes.
Nos homens, o aspecto turvo na urina também pode denotar problemas na próstata e até mesmo uma ejaculação retrógrada.
No entanto, em homens e mulheres, essa característica também pode ser um sinal de desidratação e até de infecções ou doenças sexualmente transmissíveis.
A desidratação e corrimentos vaginais também podem deixar a urina turva na gravidez. Esse sintoma também pode ser um alerta para a pré-eclâmpsia, que é uma condição grave que causa hipertensão e pode colocar a gravidez em risco.
É importante ter atenção a outros sintomas associados ao aspecto da urina, porque, durante uma consulta, as queixas dos pacientes poderão ajudar a orientar o médico sobre a linha de diagnóstico e o tratamento mais apropriado para cada condição.
Para isso, o médico vai solicitar, primordialmente, um exame de urina, que pode revelar informações significativas sobre o que está ocorrendo no corpo.
Conheça as principais causas de uma urina turva:
Desidratação
Quando uma pessoa não bebe líquidos nas quantidades necessárias, a urina fica mais concentrada, com um tom amarelo mais escuro e com aspecto turvo. A desidratação também pode deixar a urina com um certo odor de amônia.
Se não está com nenhum sintoma adjacente e a urina estiver muito escurecida, experimente aumentar a ingestão de líquidos. Caso ela volte a ficar mais clara e cristalina, o problema pode ter sido apenas o déficit hídrico.
Um risco importante de não tomar líquidos na quantidade adequada sistematicamente é que pode levar à formação de pedra nos rins.
Além disso, a desidratação também pode causar sintomas como desorientação, tonturas, desmaios, batimentos cardíacos acelerados e dificuldades para respirar.
Infecção urinária
A urina com cheiro forte e turva pode ser um sintoma de infecção urinária, uma proliferação de micro-organismos no trato urinário, que é composto pela bexiga, uretra e rins.
Quando a infecção é na bexiga, é denominada de cistite; quando é na uretra é uretrite; e quando sobe para os rins é pielonefrite, que é uma condição mais grave e que pode afetar a funcionalidade renal.
Quando a urina turva é fruto de uma infecção urinária, costuma vir acompanhada de ardência ou dor ao urinar e aumento da frequência miccional.
Pedra nos rins
O cálculo renal também causa urina turva e, em muitas vezes, também há presença de sangue. Isso ocorre devido ao deslocamento das pedras pelo rim.
Além da urina turva e da hematúria, as pedras no rins provocam dores intensas na lombar ou na pelve, náuseas e vômitos e queimação ao urinar.
É preciso um atendimento de urgência para o alívio da dor, que é muito forte, mas também porque de acordo com o tamanho da pedra pode ocorrer uma obstrução do canal urinário, provocar hidronefrose e levar o paciente a uma cirurgia.
ISTs
As infecções sexualmente transmissíveis, especialmente a clamídia e a gonorreia, podem resultar em uma urina turva e com cheiro forte e fétido.
Além da urina alterada, essas doenças também podem vir acompanhadas de dor ou ardência ao urinar, dor durante a relação sexual, coceira na região genital, corrimentos e erupções cutâneas na região.
Vulvovaginites
As vulvovaginites são inflamações na vulva ou na vagina. Podem ser resultado de infecções por bactérias, vírus e fungos ou causada por alergias a substâncias químicas, como sabonetes e amaciantes.
Além da urina turva, essas inflamações também trazem sintomas como dor ao urinar, coceiras, corrimentos e cheiro fétido na vagina após o sexo.

Prostatites
Inflamações na próstata também podem causar a urina com aspecto turvo, porque o processo inflamatório na glândula pode bloquear o fluxo urinário e acontecer o acúmulo de sangue e detritos no líquido retido.
Além do aspecto da urina ligeiramente turvo, as prostatites também causam dor e queimação na micção, sangue na urina, dor ao ejacular, micção frequente, febre e calafrios.
Ejaculação retrógrada
Na ejaculação retrógrada, o sêmen não é eliminado pelo pênis, volta para a bexiga e o orgasmo é seco. Assim, quando o homem urina, o aspecto do líquido fica turvo, porque está misturado ao sêmen.
Diabetes, esclerose múltipla e certos medicamentos podem estimular a ejaculação retrógrada.
Doença renal diabética
A urina turva pode ser efeito colateral de uma diabetes, uma doença que também apresenta sintomas como: excesso de sede, aumento da frequência urinária, dificuldades de cicatrização de feridas, etc.
Caso a diabetes não seja tratada, também pode provocar insuficiência renal.
Leia mais sobre:
Tratamento para urina turva
O tratamento da urina turva vai depender da causa que levou a esse sintoma. As abordagens terapêuticas podem incluir:
- Infecções urinárias: antibióticos são a principal forma de tratamento, podem ser administrados, primeiramente, em um pronto atendimento, por via intravenosa e, posteriormente, por via oral, quando o paciente já está em casa;
- Desidratação: o aumento da ingestão hídrica já pode melhorar o aspecto da urina, porém, caso seja uma desidratação grave, o paciente pode precisar de internação;
- DSTs: os antibióticos são a abordagem para tratar essa condição;
- Prostatites: em alguns casos de prostatites, pode não ser necessário nenhuma interação medicamentosa, já em outros, também podem ser administrados antibióticos;
- Diabetes: além de o paciente necessitar buscar ajuda especializada para manter as taxas de açúcar no sangue controladas, por meio da alimentação, com ingestão oral de insulina ou via intravenosa, também pode necessitar de exames constantes de urina para acompanhar as condições dos rins.
A urina turva pode não ter grandes consequências, em alguns casos, pode ser até inofensiva, porém, pode revelar condições preocupantes que exigem um acompanhamento médico. Caso perceba essa característica em sua urina, o primeiro cuidado a tomar é buscar ajuda de um urologista.
Esse especialista vai investigar o quadro, indicar o tratamento adequado para cada caso, além de reforçar maneiras de evitar esse sinal do organismo, ao manter um estilo de vida equilibrado, que inclua uma boa ingestão de líquidos diariamente e a adoção de uma dieta saudável.