Quando um paciente percebe sangue na urina, vai precisar buscar uma ajuda médica, para identificar os motivos desse sinal.
Quer saber por quê? Leia esse texto até o final para entender mais sobre esse tema.
Sangue na urina: o que pode ser?
A urina costuma ter um tom amarelado, mais ou menos claro, dependendo da quantidade de líquidos ingeridos e até do que é composta a alimentação. Mas, às vezes, uma pessoa pode identificar a urina com uma tonalidade bem diferente e se assustar. Será que é perigoso ter sangue na urina?
Para o sangue na urina, o termo médico correto é hematúria. Esse sinal pode ser detectado diretamente pelo paciente durante a micção, mas , às vezes, a perda de sangue é bastante discreta e só será identificada nos resultados de exames.
Esse sangue pode ter sido originado em qualquer parte do trato urinário, desde a uretra a bexiga, ureteres e rins.
Os vestígios de sangue na urina, geralmente, estão relacionados a problemas no trato urinário ou pedra no rim, mas pode ter também outras explicações.
Em alguns casos, a urina se apresenta mais alaranjada, avermelhada ou até mesmo amarronzada.
Identificar essa característica também é importante para que o médico inicie uma linha de análise para chegar ao diagnóstico e entender o que pode ser o sangue na urina, porque em alguns casos, esse tom nem sempre vai indicar presença de sangue.
Normalmente, algumas situações que causam o tom avermelhado na urina não estão relacionadas a patologias:
- Menstruação: se uma mulher está menstruada, há a possibilidade de o fluxo se misturar à urina e conferir o tom avermelhado;
- Alimentação: a urina avermelhada pode estar relacionado ao consumo de alimentos avermelhados, que contém corantes, ou até beterraba;
- Remédios: certos remédios anticoagulantes podem provocar traços de sangue na urina;
- Esforço físico: quando as pessoas praticam atividades físicas muito intensas, como correr maratonas, podem apresentar sangue na urina nas primeiras 24 horas após o exercício.
Alguns problemas de saúde podem ser mais simples ou até mais graves, por isso, é tão importante buscar uma ajuda médica o quanto antes.
Leia mais sobre:
O que causa sangue na urina?
Além das situações mencionadas acima, algumas patologias também podem motivar a presença de sangue na urina:
Cistite
Essa é uma infecção por micro-organismo que está limitada à bexiga, mas também é conhecida por infecção urinária. É um problema que atinge muito mais as mulheres. Além de sentir ardência, dor e aumento na frequência miccional, a cistite também pode provocar sangue na urina.
Além da bexiga, essa infecção pode atingir todo o trato urinário.
Câncer na bexiga
O sangue na urina pode ser o primeiro sinal de câncer na bexiga, mas nem sempre será perceptível a olho nu, apenas detectado em exames. Nos estágios iniciais, o sangramento é pequeno e pode não haver dor. Mas com o tempo, podem surgir outros sintomas além de aumento no sangramento, como dor lombar e queimação ao urinar, urgência miccional, fluxo fraco, maior frequência urinária, perda de apetite e de peso, inchaço nos pés e fraqueza.
Doenças renais
O sangue na urina pode ser problema nos rins, como um cálculo renal, que é uma substância mineral dentro dos rins e provoca muita dor. Além desse problema, outra patologia mais perigosa que atinge os rins e que tem o sangue na urina como um dos seus sintomas é a pielonefrite, que pode provocar danos às funções renais.
Em ambos os casos, os sintomas podem ser sangue na urina e dor nas costas.
Doença diverticular da bexiga
O divertículo na bexiga é uma espécie de hérnia que se forma na mucosa do órgão. Pode estar associado a outras condições que também podem provocar sangue na urina, como infecção urinária, refluxo urinário, tumores na bexiga, etc.
Problemas no fígado
Quando o tom da urina é amarronzado ou em tons ainda mais escuros, pode ser um sinal de problemas sérios no fígado, como uma inflamação do fígado e hepatite. Esses são problemas graves que precisam ser investigados o quanto antes.
Hiperplasia prostática benigna
O sangue na urina masculina pode ser fruto de um aumento da próstata, conhecido como hiperplasia prostática benigna. Essa é uma condição que surge naturalmente com o avançar da idade, mas em alguns casos, esse aumento pode ser maior que o normal.
Não se trata de um problema de malignidade, mas traz bastante incômodo aos homens porque aumenta muito a frequência urinária, promove uma dificuldade de esvaziar a bexiga e jato fraco de urina, além de estar associado à infecção urinária, que também é mais um motivo do surgimento do sangramento.
Câncer de próstata
O sangue na urina pode surgir em estágios mais avançados do câncer de próstata já que na fase inicial não costuma apresentar sintomas.
Além do sangramento, a doença mais avançada também vai provocar dor óssea na região das costas, dificuldade para urinar e sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

Quando sai sangue na urina, o que fazer?
O primeiro passo é buscar uma ajuda médica, inicialmente, pode ser até um pronto atendimento, especialmente se o sangramento for abundante e tiver coágulos de sangue na urina . Porém, depois dos exames realizados no hospital, é preciso buscar um especialista.
A partir da sintomatologia que será apresentada pelo paciente na consulta, o urologista irá solicitar exames complementares para refinar o diagnóstico. Neste momento, mesmo tendo sido realizado um exame de urina no hospital, o médico vai solicitar novamente o teste, além de uma urocultura, pode também ser necessária uma biópsia.
Alguns exames de imagem são importantes e ajudam a identificar a causa do surgimento da hematúria.
Em alguns casos, o tratamento vai envolver uso de medicamentos, já em outros, como no caso de um cálculo renal, o paciente poderá ser encaminhado para uma ureterorrenolitotripsia, caso a pedra do rim não tenha sido eliminada.
No caso de uma hiperplasia, podem ser prescritos medicamentos e procedimentos minimamente invasivos, já nos casos de câncer, a cirurgia para retirada do tumor também pode ser indicada.
O mais importante é que o paciente não negligencie esse problema. O sangue na urina pode ter causas menos graves, porém, se forem problemas como um tumor, o tratamento precisa ser realizado o quanto antes, para aumentar as chances de cura.