O homem tem infecção urinária? Infecção urinária em homem é bem menos comum do que em mulher, mas pode ocorrer quando a pessoa usa cateteres com frequência ou está com problemas na próstata, além de outros fatores de risco.
Veja neste texto o que pode causar infecção urinária no homem e como tratar esse problema.
O que causa infecção urinária no homem?
As infecções urinárias ocorrem quando alguma parte do trato urinário é colonizada por micro-organismos, que podem ser bactérias, vírus e fungos. O mais comum é que as infecções ocorram por bactérias, como a escherichia coli (E. coli) .
Os médicos costumam se referir às infecções urinárias como do trato inferior ou superior. No homem, o trato inferior é composto por bexiga, próstata e uretra, enquanto o superior envolve os ureteres e rins.
A infecção urinária nos homens pode também se estender ao epidídimo (epididimite) e ao testículo (orquite/orquiepididimite).
Cerca de 3% dos homens vão desenvolver esse problema, enquanto a estatística para as mulheres é muito superior, ou seja, cerca de 60% das mulheres podem desenvolver infecções urinárias em algum momento da vida.
A infecção urinária no homem raramente afeta quem tem menos de 50 anos, nestes casos, podem estar ligadas às doenças sexualmente transmissíveis. Nestas situações, a infecção pode ficar localizada na uretra (uretrite).
Contudo, o mais comum é que os homens mais idosos sofram com esse problema, especialmente porque a partir desta faixa etária eles ficam mais propensos a desenvolver a hiperplasia prostática benigna (HPB), que é uma condição na qual a glândula aumenta muito e comprime a uretra.
A partir dessa compressão, os homens podem ter grandes alterações em seu comportamento urinário e ficarem mais suscetíveis a desenvolver as infecções urinárias, porque a drenagem completa da urina fica prejudicada.
Essa patologia também pode ser mais comum em homens que praticam sexo anal e aqueles que não são circuncidados. Mas a infecção urinária masculina também pode se desenvolver a partir de outros fatores de risco.
Fatores de risco
- Uso prolongado de sondas;
- Beber poucos líquidos;
- Ter feito cirurgias do trato urinário inferior ou superior;
- Infecções urinárias anteriores;
- Diabetes;
- Estar com a imunidade comprometida;
- Ficar imóvel por longos períodos;
- Segurar xixi;
- Pedras nos rins;
- Incontinência fecal;
- Estenose uretral.
Infecção urinária homem: sintomas
Os sintomas de infecção urinária no homem são semelhantes aos da mulher, mas também depende de qual parte do trato urinário foi afetado. Se for a proliferação das bactérias for na bexiga, são:
- Dor ou sensação de queimação ao urinar;
- Aumento da frequência urinária;
- Urgência urinária;
- Dor no abdômen inferior central;
- Sangue na urina.
Quando a infecção fica na uretra, o homem sente dor ao urinar e aparece um corrimento uretral, que pode ser transparente, amarelo ou ou esbranquiçado. Porém, se os micro-organismos atingirem a próstata é o que se chama de prostatite. Os sintomas são:
- Dificuldade de urinar;
- Dor ao urinar;
- Dor na pelve;
- Febre;
- Fadiga.
Quando a proliferação dos micro-organismos atinge os rins por meio dos ureteres é chamado de pielonefrite, e os sintomas são os mesmos da prostatite, podendo as dores se estenderem para a lombar, a febre ficar mais alta e o paciente ter náuseas e vômitos.
Essa é uma condição potencialmente perigosa, exige tratamento imediato porque pode se agravar, levar à sepse e até ser fatal.
Leia mais:
Diagnóstico da infecção em homens
A partir dos sintomas, o médico poderá desconfiar que o homem está com uma infecção urinária. Por isso, na anamnese as perguntas poderão se estender à vida sexual do paciente.
Para diagnosticar, o médico também poderá fazer algum exame físico, como o toque retal, especialmente se o homem tiver acima dos 50 anos, quando estão mais sujeitos ao aumento da próstata.
Mas outros exames laboratoriais vão refinar esse diagnóstico, como o exames de urina tipo 1 e cultura de urina, mas caso os sintomas estejam mais intensos também pode ser solicitado tomografia computadorizada, ultrassonografia e/ou cistoscopia.

Infecção urinária homem: tratamento
O tratamento da infecção urinária em homens vai depender do que originou o problema, mas, no geral, os pacientes vão utilizar medicações antibióticas orais. Caso a infecção tenha sido causada por uma DST, os parceiros sexuais também terão que fazer o tratamento simultaneamente.
Quando a infecção está restrita à bexiga, o tratamento pode ser mais rápido, porém, quando avança para a próstata, testículos e epidídimo é mais demorado.
Caso o homem desenvolva infecções de repetição, o tratamento será um pouco diferenciado, pois envolve dosagens e prazos diferentes para ingestão de medicamentos antibióticos.
Nos casos em que a infecção se agrave e cause sintomas mais intensos, pode ser necessário internação hospitalar.
Conclusão
Quem cuida da saúde íntima do homem é o urologista. Ao perceber sintomas que apontam para uma infecção urinária é esse o especialista que deve ser procurado.
O Dr Luciano Teixeira é especialista nos tratamentos clínicos e cirúrgicos que envolvem o sistema urinário e sexual masculino e feminino.
O atendimento é humanizado e cuidadoso para desenvolver o melhor planejamento terapêutico para cada caso.
Vale lembrar aos homens também que é necessário frequentar o consultório do urologista com regularidade para cuidar da saúde e tratar certas patologias de forma precoce.