A infecção urinária é uma patologia bastante recorrente nos prontos atendimentos. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de uma doença que pode ser negligenciada, porque também responde a 30% dos casos de infecção hospitalar. Então, é mais do que importante cuidar o quanto antes.
Entenda mais sobre o que é essa patologia, o que causa, sintomas e como tratá-la.
O que é e o que causa infecção de urina?
A infecção urinária é uma condição que ocorre devido à presença de micro-organismos (bactérias ou fungos) em qualquer parte do trato urinário, trazendo um quadro infeccioso a essa região.
O sistema urinário é composto por uretra, ureteres, bexiga e rins:
Rins
O organismo tem dois desses órgãos localizados nas costas acima da região dos quadris. São responsáveis por filtrar as toxinas do corpo e do sangue. Esses resíduos serão transformados em urina.
Ureteres
São os tubos finos que transportam a urina dos rins para a bexiga.
Bexiga
A bexiga é um órgão muscular. Sua principal função é armazenar temporariamente a urina e se contrair para realizar a expulsão do líquido para fora do organismo.
Uretra
É o pequeno tubo que leva a urina da bexiga para a parte exterior do corpo.
Tipos de infecção urinária
Em torno de 80% das infecções urinárias afetam o trato urinário inferior, ou seja, a uretra e a bexiga. Quando as bactérias ficam na bexiga, a patologia é conhecida como cistite, e quando estão na uretra, a patologia leva o nome de uretrite.
No entanto, quando a infecção urinária atinge o trato superior (rins), a condição pode se tornar mais grave, levando à doença conhecida como pielonefrite, que é potencialmente perigosa para a funcionalidade dos rins.
A infecção urinária é 30% mais comum em mulheres do que em homens, devido à anatomia feminina, porque a uretra da mulher é mais curta (4 a 5 cm) e é mais próxima ao ânus, favorecendo que os micro-organismos que são naturais dos intestinos, como a Escherichia Coli, invadam as estruturas que compõem o sistema urinário.
Assim, a infecção urinária ocorre em 1 a cada 5 mulheres em alguma fase da vida. Além disso, uma parcela das mulheres também vão sofrer com infecção urinária recorrente, mesmo fazendo os tratamentos corretamente.
No entanto, não está descartado que homens e crianças do sexo masculino também sejam afetados.
Para os idosos, a infecção urinária está relacionada aos problemas de esvaziamento completo da bexiga, que podem ter a ver com problemas na próstata nos homens ou bexiga caída nas mulheres.
A infecção urinária pode ter como fatores de risco:
- Menopausa, que altera a flora vaginal e o tecido da uretra devido às baixas taxas de estrogênio, favorecendo a entrada dos micro-organismos;
- Sexo: neste caso, a infecção é conhecida como cistite de lua de mel ou cistite pós-coito, quando os micro-organismos que vivem na vagina e no trato intestinal passam pela uretra e chegam à bexiga a partir de uma relação sexual;
- Mania de segurar o xixi por muito tempo;
- Diabetes;
- Gravidez;
- Baixa imunidade;
- Defeitos anatômicos;
- Uso contínuo de fraldas geriátricas.
Infecção de urina: sintomas
Como a maioria das infecções afetam a bexiga, quem está com a patologia pode sentir uma série de desconfortos e alterações no comportamento miccional, mas os sintomas de infecção de urina estão diretamente relacionados à parte afetada do trato urinário, como:
Uretra
- Dor ou queimação ao urinar.
Bexiga
- Pressão pélvica;
- Necessidade de urinar com frequência;
- Urina bastante escassa;
- Dor ao urinar;
- Dor na bexiga e na parte inferior do abdômen;
- Urgência urinária;
- Urina com aparência turva, escura e fétida;
- Sangue na urina;
Rins
- Dor nas costas ou lateral;
- Agitação;
- Náuseas e vômitos;
- Febre ou calafrios, etc.
Leia mais sobre:
Como diagnosticar e tratar a infecção urinária?
É muito importante que os pacientes procurem o urologista ou o uroginecologista se estão com os sintomas de uma infecção urinária, para evitar que o quadro se agrave.
Assim, não adianta nada procurar soluções caseiras, como um chá para infecção urinária forte. Quadros infecciosos precisam da medicação correta, prescrita pelo médico e com um prazo certo para ser ingerida.
Inclusive, quando a infecção urinária ocorre na gravidez, representa risco para a gestação e não pode esperar. Portanto, é preciso buscar o especialista o quanto antes.
Quando o paciente chega no consultório com alguns dos sintomas, o exame físico e a anamnese já dão ao médico a condição de saber que se trata de uma infecção urinária.
Porém, para confirmar esse diagnóstico, é solicitado o exame de urina tipo 1 e a urocultura.
O resultado de exame de urina com infecção vai mostrar se existem células de defesa na urina e a urocultura revelar qual é o micro-organismo que colonizou o trato urinário.
O que tomar para infecção urinária?
O tratamento é basicamente com antibióticos, mas o médico também pode orientar algumas modificações no estilo de vida, por exemplo:
- Beber bastante água para diluir a urina e lavar as vias urinárias;
- Sempre urinar após uma relação sexual, para que o líquido ajude a eliminar os micro-organismos;
- Não segurar o xixi por tanto tempo.
O antibiótico para infecção de urina será prescrito de acordo com a bactéria revelada na urocultura. Há remédio para infecção urinária dose única ou até para ser ingerido por uma semana. A prescrição será sempre a mais pertinente com o quadro apresentado pelo paciente.
Mas para as pacientes que têm infecção urinária recorrente, o médico deverá também investigar o histórico familiar para entender a predisposição e adotar uma forma diferente de tratamento, com o uso mais prolongado de antibióticos, mas em dosagens menores.
Além disso, é importante saber que a infecção urinária não é uma condição transmissível, a menos que seja um caso relacionado a uma doença sexualmente transmissível. Nestes casos, não só os pacientes precisam se medicar, mas também os parceiros.
Conclusão
Seja você homem ou mulher, se está com infecção urinária não deixe de procurar ajuda médica.
Além de prescrever remédio de infecção urinária certo para você, o médico também poderá orientar para que adote diversas medidas profiláticas que sejam mais adequadas para a sua condição.
O Dr Luciano Teixeira é especialista em urologia e urologia feminina, promovendo um diagnóstico preciso e tratamento apropriado para todos os casos de infecção urinária e outras condições relacionadas ao sistema urinário.
