Você anda sentindo dor ou queimação ao urinar e até indo mais vezes ao banheiro? Então, pode estar com os sintomas mais comuns da infecção na bexiga.
Leia mais sobre o assunto neste texto.
Quais os sintomas de infecção na bexiga?
Quando uma pessoa está com infecção na bexiga, os sintomas mais comuns têm relação com mudanças no comportamento miccional.
A infecção na bexiga, em geral, trata-se de uma infecção do trato urinário inferior, que ocorre quando há colonização de bactérias que ficaram presas às paredes do órgão e se multiplicaram com grande rapidez.
Boa parte dos casos são agudos e os sintomas de infecção na bexiga mais comuns surgem repentinamente, como:
- Dor na bexiga;
- Vontade persistente de urinar;
- Desejo de urinar imediatamente após ter esvaziado a bexiga;
- Sensação de queimação ou ardência ao urinar;
- Sensação de plenitude na bexiga;
- Urina com cheiro forte e tom mais escuro;
- Sangue na urina (visível a olho nu ou detectado em exame laboratorial).
Quais os perigos da infecção de bexiga?
Quando o paciente percebe esses sintomas, precisa buscar tratamento o quanto antes porque a infecção do trato urinário pode subir para os ureteres e rins e causar problemas mais graves, como a evolução para uma pielonefrite aguda. Nestes casos, outra manifestação é a febre, náuseas, vômitos e calafrios.
Quando isso acontece, os pacientes podem perceber que a dor se espalha para as costas, na região lombar, mas não tem alívio em qualquer posição, portanto, diferencia-se de uma dor meramente muscular.
É importante ressaltar também que os sintomas de infecção na bexiga na gravidez serão os mesmos, e essa patologia pode colocar a gestação em risco, caso se agrave.
Portanto, é imprescindível buscar orientação médica, especialmente porque a grávida pode considerar que as idas frequentes ao banheiro são uma condição normal da gestação, e não perceber que se trata de algo fora do comum em sua saúde.
Infecção na bexiga: sintomas e causas
Geralmente, a infecção na bexiga atinge mais as mulheres do que os homens porque a uretra é mais curta no organismo feminino do que no masculino, o que deixa o caminho mais curto para os micro-organismos.
A maioria das infecções de bexiga são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. coli), que está presente naturalmente no intestino, mas pode haver infecção causada por outros micro-organismos.
Mas, a inflamação na bexiga, que também é conhecida como cistite, pode ser fruto de outras condições médicas subjacentes.
No caso desses sintomas de infecção na bexiga em homens, pode ser um sinal de um aumento da próstata, e nas mulheres, a gravidez é uma condição que provoca alterações na bexiga feminina, favorecendo as condições para a colonização de bactérias.
Além disso, pessoas que fazem uso de sondas, têm diabetes, são idosos, fazem tratamento de radioterapia ou quimioterapia, têm HIV ou problemas com o fluxo urinário ou estão com sistema imunológico enfraquecido estão mais sujeitas a desenvolver uma infecção na bexiga.

Diagnóstico de infecção na bexiga
Quando alguém está com os sintomas de infecção na bexiga mencionados acima, precisa agendar uma consulta médica ou até mesmo ir em um pronto atendimento.
Para diagnosticar o problema, o médico realizará um exame físico e buscará entender se o paciente está realmente com infecção da bexiga.
Para confirmar, irá solicitar um exame laboratorial de urina (tipo 1), que poderá atestar as alterações no sistema urinário ou renal, porque analisa aspectos físicos e químicos da urina, como cor, aspecto, densidade e a presença de proteínas, bactérias, protozoários, muco, nitritos, sangue, leucócitos e cristais, entre outros elementos.
Por exemplo, se houver uma certa quantidade de leucócitos, é o indicativo de uma infecção da bexiga, mas será outro exame, a urocultura, que vai definir se há uma infecção, porque consegue identificar até mesmo qual é o micro-organismo causador da patologia.
Mas de acordo com o que o paciente relatar sobre seus sintomas, o médico também poderá aprofundar a investigação e solicitar exames de imagem.
Leia mais sobre:
Infecção na bexiga: sintomas e tratamento
Para tratar a infecção da bexiga e aliviar os sintomas, o médico poderá indicar algumas medicações antibióticas ou antifúngicas, vai depender do que causou a patologia.
Além disso, ele poderá sugerir também algumas mudanças no estilo de vida, para evitar que o paciente sofra com infecções de bexiga de forma recorrente. Entre as recomendações, estão: sugerir que o paciente tome mais líquidos, não segurar a urina por muito tempo e buscar urinar após a relação sexual.
Outras medidas preventivas para mulheres são: não fazer duchas íntimas ou usar sprays, sabonetes perfumados ou espermicidas.
Por fim, se o paciente tiver quadros repetitivos de infecção de bexiga, o médico poderá prescrever uma medida profilática, que é tomar antibiótico em pequenas doses diariamente por um certo tempo, para evitar esses sintomas desconfortáveis.
Conclusão
Os sintomas da infecção da bexiga são desconfortáveis e ainda podem evoluir para quadros mais preocupantes, portanto, não se deve adiar a procura pelo médico para iniciar o tratamento.
Quando realizado com agilidade, o tratamento pode começar ainda no estágio inicial e evitar mais problemas para o sistema urinário.