A hidrocelectomia é uma cirurgia que remove ou repara uma hidrocele, saco cheio de líquido ao redor do testículo. Com isso, durante o procedimento o fluido excessivo é retirado.
Essa intervenção cirúrgica leva menos de uma hora para ser concluída e sua recuperação é tranquila.
Continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes deste procedimento e quais cuidados são necessários no pré-operatório. Acompanhe!
O que é hidrocelectomia?
Como foi dito anteriormente, a hidrocelectomia é uma intervenção cirúrgica que remove uma hidrocele. Vale contextualizar que a hidrocele é o acúmulo anormal de fluido em torno do testículo, ocasionando um inchaço e o aumento do tamanho do escroto.
A hidrocele pode ser unilateral ou bilateral (em ambos os testículos), congênita ou adquirida, primária ou secundária e atinge, principalmente, bebês recém-nascidos e homens adultos acima dos 45 anos.
Geralmente, essa condição é indolor e não maligna, em alguns casos melhoram sem ajuda de um tratamento. No entanto, é importante que cada paciente converse sobre a anormalidade do seu escroto em uma consulta com o médico especialista. Afinal, qualquer sintoma ou causa pode ser sinal de um problema sério.
Para quem é indicada a cirurgia de hidrocelectomia?
A hidrocelectomia é indicada para bebês, crianças ou homens adultos que apresentam incômodos em relação ao tamanho do escroto e que não desaparecem sozinhos. Esses desconfortos são causados pelo aumento e acúmulo de líquido, que compromete a irrigação de sangue para o testículo.
Portanto, os profissionais de saúde podem recomendar a intervenção cirúrgica para qualquer indivíduo do sexo masculino com hidrocele, independentemente da idade.
Como é feita a hidrocelectomia técnica cirúrgica?
Para realizar a técnica cirúrgica da hidrocelectomia, o paciente é colocado sob anestesia geral para mantê-lo confortável e tranquilo.
Em seguida, o médico especialista fará uma pequena incisão (corte) no escroto ou na virilha, no caso dos pacientes com hidrocele comunicante, o profissional fechará a abertura (comunicação) entre o processo vaginal e o escroto, retirando o saco de hidrocele.
O cirurgião também pode colocar pequenos tubos de silicone na área afetada para drenar sangue ou fluido. Por fim, é costurado e fechado a incisão.
Como funciona o tempo de recuperação?
Vale ressaltar que a maioria das cirurgias de hidrocelectomia são procedimentos ambulatoriais, com isso, o paciente pode retornar para casa no mesmo dia da intervenção.
É recomendado que o indivíduo aplique compressas de gelo na área operada por pelo menos 24 horas após o procedimento.
Nas situações em que o paciente sinta algum desconforto ou dor, é indicado que ele faça o uso de anti-inflamatórios, porém, antes de ingerir qualquer medicamento é de suma importância consultar seu médico especialista.
Em relação ao afastamento das atividades, em média, é aconselhado que o paciente fique de 3 a 7 dias distante das tarefas habituais e profissionais, e no que se refere às atividades físicas é recomendado fazer uma pausa de 14 a 21 dias.
Leia mais:
Quais são as vantagens de realizar uma hidrocelectomia?
Existem uma série de vantagens ao realizar uma hidrocelectomia. Algumas delas são:
- Melhor conforto: afinal a hidrocele pode dificultar sentar, deitar, andar ou correr confortavelmente;
- Aumento da auto-estima: é fato que a maioria dos pacientes ficam satisfeitos com a aparência do escroto após o procedimento;
- Segurança: essa intervenção cirúrgica é considerada segura e com baixos riscos de complicações ou efeitos colaterais;
Possíveis riscos da hidrocelectomia
É importante salientar que todo procedimento cirúrgico carrega riscos e com a hidrocelectomia não é diferente, mas não é nada complicado e que afeta a qualidade de vida do paciente. Esses fatores incluem:
- Massa de sangue coagulado;
- Infecção;
- Inchaço;
- Hematomas;
- Cicatriz.
A cirurgia de hidrocelectomia é comum?
Sim, a hidrocelectomia é um procedimento relativamente comum. Aliás, é possível dizer que cerca de 10% de todos os bebês nascem com hidrocele. No entanto, essa condição desaparece por conta própria. Por isso, se uma hidrocele surgir após os 12 meses de idade, é recomendado a realização da cirurgia.
Além disso, cerca de 1% dos homens adultos possuem ou desenvolverão a hidrocele.
Quando devo visitar o médico?
É extremamente importante agendar uma consulta com um médico especialista. O profissional deve analisar o seu caso, seus sintomas anormais e te indicar o melhor tratamento possível para a situação.
Nos casos de pacientes que realizaram a cirurgia, normalmente, é aconselhado que o indivíduo marque um retorno após uma semana do procedimento para retirar os pontos e acompanhar a evolução da sua recuperação.
Está em busca de realizar uma cirurgia de hidrocelectomia?
Para você que sofre com sintomas de hidrocele e está em busca de tratamento médico, conheça o Dr. Luciano Teixeira!
O Dr. Luciano Teixeira é especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e realiza cirurgias de hidrocelectomia, cirurgia de câncer de próstata e tratamento de hiperplasia prostática benigna por meio de um atendimento humanizado, com o objetivo de restaurar a autoestima de cada paciente.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
