A dor nos rins pode ser facilmente interpretada como uma dor nas costas, devido ao posicionamento desses órgãos.
Neste post, entenda como identificar dor nos rins e que medidas devem ser tomadas para alívio e tratamento do sintoma.
Como é a dor nos rins?
Em geral, as pessoas saudáveis têm dois rins, posicionados nas costas, um de cada lado da espinha dorsal, logo embaixo da caixa torácica. As funções desses dois órgãos são extremamente importantes para o organismo, porque filtram água, sais e resíduos do sangue, que saem do corpo em forma de urina.
Além disso, esses órgãos também produzem hormônios que ajudam na saúde dos ossos, na produção dos glóbulos vermelhos e no controle da pressão arterial.
Quando algum deles, ou ambos, estão doentes há um desequilíbrio nos minerais, sais e água do corpo, provocando diversos problemas que poderão ser graves.
Quando esse desconforto tem origem nesses órgãos, os sintomas de dor nos rins podem ser fortes, constantes e aparecer repentinamente. Essa dor por motivos renais podem ter algumas características próprias e estar associada a outros sintomas, como:

O que causa dor nos rins?
Em muitos problemas que acometem os rins, a dor é uma das primeiras manifestações. Esse sinal indica que algo deve ser investigado no organismo, que pode indicar diversas causas que podem ser graves.
Para identificar o problema uma das maneiras é entender o tipo da dor nos rins, onde dói, gravidade da dor, e se está associada a outros sintomas:
Cálculos renais
Alguns cálculos renais podem passar pelo sistema urinário sem provocar dor, mas quando a dor de pedras nos rins é muito forte e intensa pode indicar que o tamanho do cálculo é maior.
A dor vai aumentando proporcionalmente ao nível de obstrução da drenagem de urina pelos ureteres e provoca crises quase insuportáveis.
O deslocamento do cálculo pelo ureter pode gerar dor lombar, abdominal e no canal da urina, além de causar náuseas e vômitos.
Pielonefrite
A pielonefrite provoca dor nos rins devido a uma infecção do trato urinário, que pode começar como uma infecção urinária não tratada, evoluir e atingir os rins.
Essa dor é mais ao fundo das costas e mais constante que pode vir junto com desconfortos na hora da micção, uma vontade frequente de urinar e a urina pode revelar cheiro mais forte e coloração mais escura.
Em alguns casos, pode ocorrer também febre, calafrios e vômitos.
É importante que esse problema seja identificado e tratado o mais rápido possível porque a evolução do quadro pode fazer o paciente correr riscos graves, como sepse e até a perda da função dos rins.
Veja mais sobre infecção urinária neste vídeo:
Cistos no rim
Os cistos são bolsas arredondadas, cheias de água, que se formam dentro dos rins. Em geral, não costumam provocar dor e nem levam a consequências mais graves, mas quando estão em dimensões maiores podem incomodar, especialmente quando a pessoa caminha.
Quando os cistos são grandes, a dor nos rins pode vir associada a infecções urinárias frequentes, urina com sangue e até pressão alta.
Hidronefrose
Esse problema é caracterizado como um inchaço nos rins provocado pelo acúmulo de urina, devido a uma obstrução do ureter. Esse impedimento da passagem da urina pode ser provocado por alterações anatômicas, como estenose da junção uretero-piélica, provocando um cálculo ureteral, coágulos ou tumores.
A dor nos rins da hidronefrose fica posicionada mais ao fundo das costas, também pode ocorrer associada a calafrios, febre e urina com sangue.

Câncer
Os rins podem ser acometidos por cinco tipos de câncer, mas não aparecem sintomas nas fases iniciais.
No entanto, quando a lesão atinge mais do que 10 cm de diâmetro, entre as características do câncer, estão a dor em um dos lados do corpo, mas também pode haver massa palpável no abdômen, sangue na urina, fadiga, perda de apetite ou peso, febre, anemia dores de cabeça, tonturas, falta de ar e dores ósseas.
O que é bom para dor nos rins?
O diagnóstico de qualquer um desses problemas começa a ser realizado após uma consulta com o especialista, que vai analisar os sintomas clínicos e solicitar exames.
O tratamento da dor nos rins será realizado de acordo com a causa que provocou o sintoma.
Para tratar a hidronefrose, por exemplo, será necessário realizar a drenagem da via urinária.
Para os cálculos renais, em geral, é necessário um atendimento de urgência para alívio da crise aguda, que vai envolver remédio para dor nos rins com efeito analgésico. Caso o cálculo esteja muito grande, provocando também a hidronefrose, será necessário uma intervenção cirúrgica para retirada da pedra.
Já para as infecções renais, o tratamento é realizado por meio de medicações antibióticas e analgésicas.
Já no caso do câncer, a indicação primária é a retirada cirúrgica da lesão. Em casos selecionados pode ser optado por crioterapia ou ablação por radiofrequência.
Conclusão
Ficar sem saber quanto tempo dura a dor nos rins ou como aliviá-la é um problema muito grande.
Então, quando uma paciente vem sofrendo com esse desconforto, não adianta apenas pensar em soluções caseiras, como chá para dor nos rins, é preciso buscar um especialista no assunto.
Além de poder aliviar os sintomas da dor no rins, o médico urologista também fará uma investigação cuidadosa do problema, que poderá ter causas que não podem esperar por muito tempo para um tratamento adequado. Não corra riscos desnecessários.
Leia mais