O períneo é a área que, no corpo feminino, está localizada entre a vagina e o ânus. Com isso, diversas pessoas podem ser afetadas pelos sintomas da dor no períneo feminino, sendo que, na maioria das vezes, podem ter origens diferentes.
Existem dois tipos: a dor perineal crônica, quando sua duração é de três meses ou mais; e a dor perineal aguda, se é menor do que três meses. Portanto, para chegar ao melhor diagnóstico, é necessário entender bem o tipo de dor, que pode ser esclarecida a partir de uma consulta com o médico urologista ou uroginecologista.
Veja neste texto o que pode ser a dor no períneo feminino e suas causas. Boa leitura!
O que significa dor no períneo feminino?
O períneo feminino é uma importante área de fixação muscular, o que o torna um dos locais mais comuns de dor. Este incômodo pode ocorrer no períneo devido a problemas em órgãos, músculos ou nervos próximos a essa região do corpo.
Dessa forma, as fortes dores podem resultar em lesões, infecções ou outras condições de saúde, como diabetes. Inclusive, mulheres de todas as idades podem sentir dor no períneo por causas diversas.
Vale ressaltar que o público feminino é especialmente vulnerável à dor no períneo e outros sintomas associados, como coceiras, devido às infecções do trato urinário ou até mesmo os partos.
Ainda que exista um grupo de causas de dor no períneo comuns entre homens e mulheres, é fundamental saber diferenciá-las das demais de acordo com o gênero do indivíduo, o que vai facilitar o caminho para o diagnóstico. No que diz respeito às origens de dor no períneo mais comuns, é possível citar:
- Colite;
- Proctite;
- Apendicite;
- Infecção do trato urinário;
- Coccigodinia;
- Síndrome miofascial;
- Cálculos renais;
- Traumatismos;
- Hérnia inguinal;
- Hérnia femoral;
- Cisto perineural;
- Causas psicogênicas, como alguns transtornos causados por fatores emocionais ou psicológicos.
Como foi possível observar acima, existem diversas causas que ocasionam em dores no períneo de ambos os sexos. Mas, além disso, encontram-se outras condições específicas que provocam dores nas mulheres.
Dor no períneo feminino
Os fatores que mais resultam em dor no períneo feminino são voltados ao sistema reprodutor. Entre as causas mais comuns, encontram-se:
- Cistos nos ovários: podem ser dolorosos e irradiar para o períneo;
- Endometriose: acontece quando o tecido endometrial se desenvolve em lugares diferentes do interior do útero;
- Gravidez ectópica: é caracterizada pela gravidez que ocorre fora do útero;
- Doença inflamatória pélvica: as infecções do aparelho ginecológico ocasionam em dores no períneo;
- Torção ovariana ou de cisto no ovário: condição que interfere no fluxo sanguíneo no ovário;
- Cólica menstrual: forte dor abdominal durante a menstruação;
- Pós-parto: nos casos que acontece a episiotomia (corte perineal realizado durante o parte), a dor local é aguda.
- Cistite: micro-organismos que infectam o trato urinário;
Quais são os sintomas associados à dor no períneo feminino?
Alguns dos sintomas mais comuns e que estão associados com a dor no períneo são capazes de direcionar para um diagnóstico concreto, como:
- Ardência ao urinar, pode ser um sintoma de infecção no trato urinário ou cálculos;
- Incontinência urinária;
- Dor abdominal, acompanhada de febre, náuseas ou vômitos podem estar relacionadas com a apendicite, colite ou gravidez ectópica;
- Dores no ventre e acima do púbis;
- Sensação de queimação no períneo;
- Dor genital, anal ou pélvica;
- Corrimento vaginal;
- Coceira no períneo;
- Dor durante a relação sexual.
Leia mais:
Como é feito o diagnóstico?
Para diagnosticar a dor no períneo feminino, é necessário envolver uma série de exames e uma discussão com o médico especialista sobre os principais sintomas. Aliás, o teste específico que o profissional deve pedir depende da condição médica que ele suspeite. No entanto, os exames mais comuns incluem:
- Exames de sangue: é voltado para verificar se há infecções e realizar a contagem das células sanguíneas;
- Urinálise: teste de urina que indica as possíveis infecções no trato urinário;
- Avaliação radiológica ou ultrassom: permite que os profissionais possam observar se existe alguma anormalidade, como por exemplo, um tumor, cisto ou massa que possa estar ocasionando a dor.
Dor no períneo feminino: qual o melhor tratamento?
Como é possível imaginar, o tratamento para dor no períneo feminino varia de acordo com a condição médica que causa os incômodos. Entretanto, em forma geral, é recomendado que as pacientes sigam as seguintes orientações:
- Repouso;
- Ingerir bastante água;
- Evitar o consumo de álcool, que causa desidratação e inativa alguns medicamentos;
- Evitar o consumo de alimentos picantes;
- Ser adepto aos banhos de assento com água morna;
- Tomar banhos mais quentes;
- Fazer uso de analgésicos anti-inflamatórios;
Lembre-se que é fundamental que nenhuma paciente faça a sua automedicação. Ao sentir dor no períneo feminino, procure um médico especialista sem hesitação.
Conclusão
Para quem sofre com dor e inchaço no períneo feminino e está em busca de realizar um tratamento adequado, o Dr. Luciano Teixeira pode apresentar as melhores abordagens terapêuticas.
O Dr. Luciano é especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e realiza cirurgias de prolapso vaginal, além de cirurgia no períneo feminino.
O atendimento é humanizado, sempre com o objetivo de restaurar a autoestima e melhorar a qualidade de vida de cada paciente .
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
