Existem partes do corpo humano que muitas pessoas não se dão conta da importância, até acontecer alguma disfunção que volte a atenção para elas, como no caso do períneo feminino, fundamental para o organismo da mulher.
Mas, você sabe quando é necessário realizar uma cirurgia de períneo feminino?
Geralmente, a perineoplastia é o procedimento próprio para reconstruir e fortalecer os músculos pélvicos e pode ser indicada para mulheres quando ocorre alguma laceração ou ruptura.
Dito isso, veja nesse texto qual é a importância da cirurgia e para quem esse método é indicado. Boa leitura!
Períneo feminino: cirurgia corrige rupturas e lacerações
A cirurgia do períneo feminino, também chamada de perineoplastia, é um procedimento realizado para reparar e reconstruir os tecidos danificados do períneo e dos órgãos externos da vagina, mais conhecido como vulva.
Antes de entender para que serve esse tipo de intervenção cirúrgica, é necessário, em primeiro instante, compreender qual é a função do períneo ou assoalho pélvico no organismo das mulheres.
O períneo é o espaço entre o ânus e a vagina, sua função é auxiliar os órgãos reprodutivos e os músculos do assoalho pélvico.
De acordo com a sobrecarga que sofre, devido a algumas circunstâncias, como perda de peso, partos múltiplos e traumas, o períneo pode sofrer rupturas e lacerações ao redor da pele da abertura vaginal, fazendo com que a fique frouxa e esticada demais, prejudicando suas funcionalidades.
A propósito, o procedimento cirúrgico visa fortalecer e apertar o períneo, estreitar a abertura vaginal e reparar a pele solta, restaurando a função e o conforto da região, além de melhorar a aparência da área perineal.

Períneo feminino: cirurgia é necessária em qual momento?
Muitas mulheres optam por fazer a perineoplastia quando percebem que estão tendo alguns desconfortos, como pele flácida na abertura vaginal, insatisfação na vida sexual por sentir uma vagina alargada, perdas urinárias e entre outros.
Dessa forma, listamos abaixo algumas circunstâncias para as quais a cirurgia de períneo feminino é recomendada:
- Pele solta, protuberante ou aberta ao redor da vagina;
- Perda de sensibilidade durante o sexo;
- Baixo libido;
- Irritação vaginal, desconforto ou dor;
- Incontinência urinária ou intestinal;
- Baixa autoestima;
- Tecido cicatricial excessivo após episiotomia ou laceração durante o parto.
É de suma importância que ao vivenciar algum incômodo no períneo, o público feminino procure ajuda com um médico uroginecologista, que será o responsável por solicitar exames para avaliar a condição da anatomia pélvica. A partir dos resultados destes testes, o especialista vai poder chegar a uma conclusão se o procedimento cirúrgico é mesmo necessário.
Vale ressaltar que a cirurgia é um procedimento tranquilo e pode ser realizado com algumas técnicas, mas, como é uma região muito vascularizada e sensível, a paciente deve buscar por um profissional que seja de confiança e que entenda do assunto.
Como é feita a cirurgia de períneo femino?
Pré-operatório
Antes da realização da cirurgia, o médico pode passar algumas instruções para as pacientes como forma de preparação para a intervenção cirúrgica, como:
- Exercícios fisioterápicos para o fortalecimento do assoalho pélvico;
- Manter um dieta leve, pobre em fibras;
- Esvaziamento intestinal por meio de laxantes;
- Limpar a região íntima com sabonete antisséptico.
Lembre-se que a cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar. O tempo do procedimento dura cerca de uma hora e pode ser feito com anestesia geral, raquianestesia e sedação.
Como foi dito anteriormente, o objetivo dessa intervenção é reconstruir e fortalecer o assoalho pélvico, com isso, é retirado uma parte da mucosa vaginal, reconstruindo a estrutura íntima.
Pós-operatório
- A cicatriz fica localizada internamente, ou melhor dizendo, na parede posterior da vagina;
- Não é necessário remover os pontos, pois são absorvíveis;
- É recomendado que a paciente use roupas íntimas folgadas, evite fazer exercícios físicos durante um mês e usar absorvente vaginal externo;
- Praticar relações sexuais somente após 45 dias da cirurgia.
É importante reforçar que o paciente não vai sentir dor durante a cirurgia, mas poderá perceber alguns desconfortos depois, mas os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos podem ajudar a aliviar dores e inchaços.
Leia mais:
Quais pessoas não devem realizar a cirurgia do períneo feminino?
A cirurgia de períneo feminino não deve ser feita enquanto a paciente ainda quer ter filhos, e também, nas seguintes circunstâncias:
- Mulheres que estão grávidas;
- Pessoas com câncer;
- Ter infecção genital ativa;
- Ter um exame de papanicolau anormal.
Existem riscos ao optar por realizar a perineoplastia?
Normalmente, a perineoplastia, assim como o seu pós-operatório, decorrem sem problemas. No entanto, como em qualquer intervenção cirúrgica, existem alguns riscos, como:
- Desenvolvimento de infecções;
- Sangramentos;
- Prisão de ventre nos dias seguintes à cirurgia;
- Corrimento com cheiro fétido;
- Dor intensa e febre acima de 38°.
Ao sentir alguns desses desconfortos citados acima, é extremamente importante procurar por ajuda médica.
Veja também:
Onde realizar a cirurgia de períneo feminino?
Para as mulheres que sofrem com desconfortos no períneo feminino e estão em busca de realizar um tratamento adequado, conheça o Dr. Luciano Teixeira!
O Dr. Luciano Teixeira é especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e realiza cirurgias de prolapso vaginal, além de cirurgia no períneo feminino.
O atendimento é humanizado, sempre com o objetivo de restaurar a autoestima de cada paciente.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
