Você sabe como tratar a infecção urinária feminina e os sintomas que alertam para o problema?
Pois bem, a infecção urinária é uma condição comum e frequente entre as mulheres, uma vez que a uretra é mais próxima ao ânus. A patologia é causada por bactérias que normalmente habitam no trato intestinal. Pode afetar o público feminino de qualquer idade.
Continue lendo o texto para entender o que é, quais são os sintomas de infecção urinária feminina e como tratar a doença. Confira!
Infecção urinária feminina: sintomas que atingem a maioria das mulheres
Para as mulheres que estão em busca de entender quais são os sintomas de infecção urinária feminina, listamos logo abaixo os mais universais que acometem a maioria dos casos. São eles:
- Necessidade urgente de urinar com frequência;
- Escassa eliminação de urina em cada micção;
- Ardência ou dor ao urinar;
- Dor na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
- Febre;
- Sangue na urina ou com cheiro forte nos casos mais graves;
- Aumento da frequência de micções;
- Incontinência urinária;
- Mal-estar associado, como náuseas.
Infecção urinária feminina: causas mais comuns
A causa mais comum da infecção urinária é a colonização de micro-organismos que em qualquer parte do trato urinário. Dependendo da estrutura afetada, a condição terá nomes diferentes, como uretrite (uretra), cistite (bexiga) ou pielonefrite (rins).
No entanto, apesar de vários micro-organismos serem capazes de causar o problema, normalmente, a mais comum e responsável é a bactéria Escherichia coli, presente no intestino e que têm uma função importante para a digestão, porém patogênica para o aparelho urinário.
Existem alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento da doença, como:
- Segurar a urina por longos períodos;
- Beber pouca água;
- Não higienizar a área íntima de forma adequada;
- Não trocar o absorvente com frequência e ao longo do dia;
- Utilizar roupas íntimas muito justas e que retenham calor;
- Abusar de substâncias que irritam o sistema urinário, como café, tabaco e álcool;
- Imunidade baixa;
- Doenças crônicas, como a diabetes.
Como diagnosticar os sintomas da infecção urinária feminina?
Ao apresentar sintomas de infecção urinária feminina, é de suma importância procurar ajuda médica. O profissional será responsável por fazer o diagnóstico por meio de exames e orientar os melhores tratamentos para cada caso. Os testes mais recomendados para essas pacientes com suspeita de infecção são:
- Levantamento da história clínica da paciente e de seus sintomas;
- Exame de urina tipo I;
- Urocultura com antibiograma, que tem como função identificar o agente infeccioso.

Infecção urinária sintomas feminina: como tratar essa condição?
O tratamento de infecção urinária em mulheres tem como objetivo combater os micro-organismos que estão ocasionando a doença, com isso, trazendo mais conforto para os pacientes durante esse processo.
Ao ter o diagnóstico preciso que indique o micro-organismo causador da doença, o médico deve recomendar o antibiótico mais adequado para o seu caso. É fundamental que esse medicamento seja tomado de forma correta para evitar demais infecções recorrentes e mais fortes.
Entretanto, além do remédio, o profissional também pode indicar outras medicações para sanar as dores, como febre, náusea ou outros sintomas fortes, mas é extremamente importante que a paciente mude alguns hábitos para amenizar o desconforto e evitar a infecção como:
- Não segure a urina por muito tempo;
- Consuma bastante água;
- Urine depois de ter relações sexuais;
- Diminua o consumo de bebida alcoólica, café e tabaco.
Tratamento para os sintomas de infecção urinária feminina em São Paulo
Ao perceber algum desconforto em relação a infecção urinária e seus sintomas, procure com urgência um médico especialista para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.
O Dr. Luciano Teixeira é especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), e realiza tratamentos de infecção urinária e de prolapso vaginal por meio de um atendimento humanizado, com o objetivo de restaurar a autoestima de cada paciente.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
