Ardência, sensação de peso, cólica e pontadas são algumas das reclamações que as pessoas com dor no pé da barriga costumam relatar ao procurar ajuda médica. Aliás, esse incômodo pode estar relacionado com os órgãos presentes nessa região do abdômen, como útero, bexiga ou intestino.
As dores no pé da barriga podem ter conexão com diversos fatores, que vão desde sintomas de gravidez a um diagnóstico mais crítico, como infecção de urina, endometriose, alterações no trânsito intestinal e entre outros.
Dito isso, continue a sua leitura e entenda quais são as principais causas dessa condição e como tratá-la.
O que pode ser dor no pé da barriga?
A dor no baixo ventre, também conhecida como dor no pé da barriga, é caracterizada por um incômodo abdominal que pode se manifestar por diferentes condições de saúde. Deste modo, é fundamental que se investigue a intensidade da dor e se há a presença de outros sintomas.
Vale ressaltar que, normalmente, este tipo de situação não aponta para um único órgão, podendo estar associado a diversos locais dentro do abdômen e até da região pélvica.
Para entender o que pode ser essa dor muito forte no pé da barriga, geralmente, os médicos especialistas costumam apontar três direções para ter um diagnóstico inicial:
- Intestinal: é a avaliação para entender se a dor intensa tem relação com hábito intestinal, como por exemplo, se alivia com a evacuação ou se há evacuação incompleta (sensação de intestino cheio após a evacuação), se há existência de sangue ou muco nas fezes;
- Ginecológica: constata se a dor altera durante o ciclo menstrual ou se existe algum desconforto durante a relação sexual, corrimento ou modificação no fluxo menstrual;
- Urinária: verifica se há dor durante a micção, diminuição do jato urinário, dificuldade para urinar e alteração na cor da urina.
Portanto, após esse início de análise por meio da diferenciação da dor feita a partir das queixas dos pacientes, é possível realizar exames específicos que ajudam em um diagnóstico mais conciso.
Veja também:
O que causa dor no pé da barriga?
É de suma importância dizer que para tentar diagnosticar a possível causa da dor forte no pé da barriga, é necessário que o indivíduo procure ajuda de um profissional, ele será responsável por recomendar o tratamento mais adequado para cada caso.
Porém, existem causas mais comuns para dor no pé da barriga, como:
Alterações no trânsito intestinal
As alterações no trânsito intestinal como diarreia, prisão de ventre ou gases, podem ocasionar em dores no pé da barriga, que são capazes de surgir por inúmeras questões como intolerâncias alimentares à lactose ou ao glúten, gastroenterites viroses ou também após a ingestão aumentada de alguns alimentos que produzem gases.
Infecção urinária
Na maioria das vezes, a infecção urinária é causada por bactérias do intestino que chegam até o sistema urinário. Essa condição é muito mais frequente em mulheres, devido à proximidade do ânus com a uretra.
Os sintomas mais comuns da infecção de urina são: dores ao urinar, mau cheiro vindo da urina, presença de sangue na urina, dor abdominal ou sensação de peso e dor na bexiga.
Endometriose
A endometriose é uma condição voltada para o crescimento de tecido endometrial fora do útero, o que provoca fortes cólicas abdominais intensas durante o período de menstruação. No entanto, essa doença pode ser descoberta bem tarde, geralmente, quando uma mulher não consegue engravidar.
Doença inflamatória pélvica
Podendo ser uma doença sexualmente transmissível ou estar relacionada com procedimentos na região genital feminina, que proliferam bactérias na região vaginal, a doença inflamatória pélvica é caracterizada por uma infecção que se inicia na vagina ou no colo do útero, e atinge o endométrio, as trompas e os ovários, sendo capaz de persistir apenas alguns dias, meses ou até mesmo anos.
Essa condição provoca sintomas como dores no fundo da barriga, febre, corrimento vaginal branco ou amarelo e dor durante a relação sexual.
Hérnia inguinal
Predominante entre os homens, a hérnia inguinal consiste em uma protuberância na região da virilha, provocada pela passagem de uma parte do intestino por meio de um ponto mais fraco dos músculos abdominais.
A hérnia inguinal pode causar dor e desconforto na região ao fazer alguns movimentos como levantar-se ou curvar-se.
Dores abdominais no lado esquerdo e direto
- Dor no pé da barriga lado esquerdo: pode estar relacionada a diferentes condições, como diverticulite, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, cistite, alergias alimentares e entre outros;
- Dor no pé da barriga lado direito: pode ser ocasionado por quadros de apendicite aguda;
Diagnóstico para dor no pé da barriga
Vale ressaltar que o diagnóstico para a doença da dor no pé da barriga vai depender dos demais sintomas apresentados, bem como do histórico clínico, ou seja, outras doenças que o paciente tem ou teve, além dos resultados dos exames solicitados.
Dentre esses exames, o médico especialista pode requerer exames de sangue, como o hemograma completo, testes de urina e fezes, exames de imagem como raio-x, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada para entender a origem da dor.
Leia mais:
Procurando por um médico especialista em dor no pé da barriga?
Para você que sofre com sintomas de dor no pé da barriga e está em busca de tratamento médico, conheça o Dr. Luciano Teixeira!
O Dr. Luciano é especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), oferece atendimento humanizado, a fim de restaurar a autoestima de cada paciente.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
